segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ANIVERSÁRIO DOS BANCÁRIOS. VOCÊ SABE POR QUÊ?

31.08 - 19.09hs
Em 1951, quando os bancários reivindicavam reajuste salarial de 40% sobre os salários e no anuênio, os banqueiros negaram esta solicitação e foi criado o impasse, que gerou uma greve de 69 dias.
Alguns estados já haviam aceitado a contraproposta patronal e criticaram a greve paulista, que seguiu forte até seu julgamento que concedeu um reajuste de 31%. Naquele tempo, alem da pressão dos próprios trabalhadores bancários que aceitaram a contra proposta patronal em outros estados, tinha o agravante da pressão feita pelo DOPS, que não tinha boa fama.
A data então ficou instituída para 28 de agosto, que é comemorada nacionalmente.
De lá para cá a categoria bancária colecionou várias conquistas, como a jornada de 6 horas diárias, os tíquetes, os convênios médico/odontológico, o vale-cultura e o mais significativo, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), entre outros.
Hoje, passados 64 anos, muito pouco restou da história ou poucos podem conta-la e 99% da categoria profissional que é composta por jovens com pouco mais de 20 anos, desconhecem por completo o trabalho sindical, as conquistas adquiridas no período e ainda dizem que o banco é que propicia os benefícios recebidos mensalmente através dos holerites.
Um detalhe muito importante é que quando falamos em anuênio, no início desta matéria, era um direito adquirido e para cada ano de permanência na categoria garantia um valor que acrescia a folha de pagamento mensalmente.
Através de um plebiscito onde todos os bancários votaram, este benefício foi trocado por R$ 1.100,00 e que com a mordida do IRRF foi reduzido para aproximadamente R$ 950,00 e deixou de ser uma conquista. Os mais velhos de categoria lamentam este episodio todos os dias.

Fica aqui o registro de que podemos perder benefícios conquistados, como ainda duvidam alguns céticos, que preferem desacreditar o sindicato de ser o responsável por todo o avanço profissional que obtivemos até os dias atuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário