quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PROJETO DE LEI 4330 (TERCEIRIZAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS) FOI DESARQUIVADO!

25.02 - 18.25hs
O movimento sindical lutou muito, poucos trabalhadores souberam das batalhas travadas com o patronato, mas o PL 4330/2004 está de volta ao legislativo brasileiro e desta vez, parece em definitivo.
Em setembro/13 estivemos presentes em Brasília – DF, em meio nossa campanha salarial e não por acaso, tentando impedir que os políticos partidários e seus investidores, conseguissem aprovar este projeto idealizado pelo então Deputado Federal Sandro Mabel (Bolachas Mabel), que permite a terceirização de toda e qualquer categoria profissional no país e que tinha como fiel defensor, o Senhor Magnus Apostólico, negociador dos banqueiros nas mesas temáticas e nas campanhas salariais dos últimos anos.
Naquele momento conseguimos que o projeto fosse arquivado, principalmente por dois fatores preponderantes, que se o projeto fosse aprovado os deputados corriam o risco de não serem votados nas eleições de 2014, mas se rejeitassem o mesmo, perderiam os investimentos em suas campanhas e entre a cruz e a espada, optaram por arquivar o projeto.
Hoje já eleitos, livres para decidirem o que acham melhor para suas vidas e seus interesses pessoais, estes políticos estão prontos para votar a aprovação do PL 4330/2004, que acabará com várias categorias e suas convenções coletivas.
Uma Ação de Inconstitucionalidade foi movida pelo Sindicato Patronal dos Professores de São Paulo e tramita no Supremo Tribunal Federal, com o apoio de cinco Ministros que podem passar por sobre as decisões do Congresso e seu presidente (Eduardo Cunha), que foi procurado pelo Ministro Gilmar Mendes, um dos interessados na aprovação, fará a votação que será esmagadora e contrária ao trabalhador.

Ainda não é o momento para isso, mas algumas Centrais sindicais já abandonaram a defesa contra o projeto de lei e poucas continuam discutindo e mobilizando forças dentro do congresso, como a UGT que tem interesses específicos contrários à aprovação, na qual o Sindicato dos Bancários de Sorocaba é filiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário