segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ADITIVO DO SANTANDER NÃO AVANÇA.

10.11 - 16.06hs
O Banco Santander frustrou mais uma vez o movimento sindical no último dia 06, e agendou nova rodada em 13 de novembro, quando será discutido o Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS). Para o COE a proposta momentânea do banco não está a altura do lucro de R$ 4,3 bi até o mês de setembro (20% do global do banco).
A concessão das 2.500 bolsas de estudo para primeira graduação e pós, foi a única novidade, já que o banco congelou os reajustes em 2013. Hoje elas estão limitadas as R$ 442,80.
A igualdade de oportunidades entre homens, mulheres, negros, deficientes, orientação sexual,  a saúde, a previdência complementar, condições de trabalho, a proteção ao emprego, também foram cobradas.
Demissões, rotatividade e terceirização foram abordados, considerando a falta de funcionários e as sobrecargas que adoecem e afastam o trabalhador, foram discutidas sem que o banco se manifestasse sobre o assunto.

Para garantir avanços no aditivo, os dirigentes sindicais defendem o atendimento das reivindicações da pauta específica, tais como:

- fim das metas abusivas;
- fim das reuniões diárias para cobrança de metas;
- fim das metas para a área operacional;
- manutenção do plano de saúde na aposentadoria nas mesmas condições vigentes quando na ativa;
- realização de eleições democráticas e transparentes no SantanderPrevi;
- PLR para funcionários afastados por licença médica;
- isenção de tarifas e a redução das taxas de juros para funcionários e aposentados;
- auxílio moradia;
- empréstimo de um salário nas férias com desconto em 10 vezes sem juros, a exemplo dos funcionários oriundos do Banespa;
- auxílio academia para todos;
- licença remunerada à mulher vítima da violência;
- mudança nos procedimentos da auditoria interna e externa;
- licença não remunerada para fins de estudo;
- ampliação das informações funcionais, a exemplo da Espanha.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber a respeito das convocações da Caixa Econômica Federal para Técnico Bancário Novo Concurso/2014. Sorocaba é uma cidade com muitas agências e poucos atendentes e o polo abrange para cidades próximas porém até o momento dos 150 aprovados apenas 2 convocações.
    Foi grande a concorrência muitos escritos para poucos aprovados e mesmo assim as contratações não caminham. Gostaria de saber se o sindicato dos bancários está ciente da situação e se o mesmo toma algum partido sobre isso ?

    ResponderExcluir
  2. Mais do que ciente Elias. A Cidinha já respondeu seu questionamento, mas relembro aqui que os funcionários da CAIXA estão sobrecarregados e massacrados pela demanda nacional. O banco fecha acordo com o movimento sindical de pagamento de HEx, mas não cumpre. Promete que agências com numero menor de funcionários não farão compensação e serão pagas as Horas trabalhadas, mas não manda dinheiro suficiente para tanto. Não temos influencia na gestão do banco, mas denunciamos e brigamos nas mesas temáticas. A CAIXA precisa urgentemente colocar mais funcionários para trabalhar e não abrir novas agências com cinco ou seis funcionários, que acabam adoecendo e prejudicando ainda mais o atendimento dos clientes.

    ResponderExcluir