segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CARTA ENVIADA A COLUNA DO LEITOR DO JORNAL CRUZEIRO DO SUL.

22.09 - 13.10HS
SOROCABA ABRANDA PENA PARA AGÊNCIAS BANCÁRIAS – (matéria de 21.09.14)
A matéria que obordou o assunto foi importante para alertar a população quanto aos acontecimentos que envolvem e beneficiam os maiores e mais poderosos patrões no Brasil, os banqueiros e seus parceiros incontáveis.
A lei das filas existe em Sorocaba desde 2005 e aplica multas aos bancos que demoram a atender seus clientes, mais de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de grande movimento.
Quando a lei foi criada, existia por parte de sua autora (Tânia Bacelli) a preocupação em que os bancos atendessem seus clientes com maior agilidade e a colocação de trabalhadores em numero suficiente para tanto era a finalidade do projeto, que foi aprovado pelos demais vereadores.
Os banqueiros são poderosos e investem muito naquilo que interessa a eles e em quem pode dar retorno, para que seus lucros continuem astronômicos.
Ocorre que desde sua criação, lá em 2005 e passados nove anos, nenhum banco teve seu alvará de funcionamento cassado e então questionamos esta iniciativa de reduzir o espaço de tempo para 24 meses para tanto, antes de a mudança ser votada. Opinamos também em quais as mudanças que poderiam ser aprimoradas nesta lei, tornando-a mais eficiente, porem não fomos atendidos.
Por outro lado, acreditávamos que nossa casa de leis fosse coerente com a votação do passado e não aprovasse a tal mudança. Infelizmente isso não aconteceu!
O movimento sindical sorocabano tem dado mostras de preocupação com a população em nossa região e provocado mobilizações quando a situação requer e nós bancários, temos feito vários apontamentos sobre os rumos que a sociedade brasileira é sugestionada tomar, independente de a quem prejudicam e por quais motivos, em benefício de quem e quantos.
A referida lei foi alterada em benefício de um grande banco em nossa cidade, que já havia sido multado por sete vezes e foi alertado disso. Em contrapartida, a lei foi sugestionada mudar para amparar este filão da sociedade (bancos) que, politicamente investe de todos os lados e independente de quem venha vencer as eleições permanece do lado certo e como tem muito dinheiro envolvido, nunca erra o alvo! Nas eleições de 2010 os banqueiros investiram em campanhas políticas de nada menos que 450 candidatos a deputados e nenhum deles, do lado dos trabalhadores (Dados do TSE)!
Os clientes bancários não foram beneficiados em nada com esta mudança, mas os bancos foram!
Repetimos neste espaço que o cliente bancário e a população Sorocabana devem aprender se defender e exigir que as leis sejam cumpridas. Em caso de não ser atendido no prazo estipulado, o PROCON deve ser procurado com os comprovantes necessários em mãos e exigir que os bancos sejam autuados e que melhorem seu atendimento, aumentando o numero de atendentes e não os escondendo internamente para serviços de Call Center (telefonemas para venda de produtos).
A fiscalização em Sorocaba é deficitária e quase inexistente. São vários os bancos que desrespeitam as leis vigentes e nada acontece. Relembramos com pesar, que um banco da Avenida São Paulo, só colocou as divisórias entre os caixas e a fila de espera, quando um cliente foi morto na saída da agência bancária, após um saque efetuado. Hoje, inúmeras agências bancárias instalaram suas divisórias de “faz de conta” e já denunciamos isso através de imagens feitas nos locais, mas nada foi feito e os infratores continuam beneficiados. Os gerentes destas agências fazem vista grossa e temem enfrentar suas diretorias, alertando as falhas existentes!
Ainda sobre a matéria, a lei das filas é valida para os correspondentes bancários, assim como as divisórias e perguntamos, quantas lotéricas respeitam este tempo? Quantas possuem divisórias? Quantas foram fiscalizadas sobre estes assuntos? As leis foram criadas para “fazer de conta” também?
O movimento sindical bancário discute a segurança bancária diretamente com os banqueiros, que negam todas as nossas preocupações, desdenham nossas ideias e expõem os clientes aos perigos dos correspondentes bancários e suas fragilidades operacionais.
O cidadão brasileiro precisa aprender se valorizar afinal paga por tudo o que os bancos oferecem, até nosso salário que é 100% custeado pelas tarifas bancárias! Precisamos reivindicar nossos direitos e ajudar-nos uns aos outros, que se ficarmos esperando é melhor sentar, porque a demora é quase que eterna!
Cliente bancário! Nossas negociações com os banqueiros estão esgotadas, não conseguimos sensibiliza-los de nossas dificuldades e a greve da categoria está sendo agendada para o dia 30 de setembro. Previna-se!
Julio Cesar Machado

Presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e região

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